sábado, 18 de dezembro de 2010

Game Review #2: Shadow of the Colossus

Dando continuidade aos Game Reviews, a segunda edição será de Shadow of the Colossus, jogo lançado em 2005 pela Team ICO. Ambos os primeiros jogos da empresa, ICO e Shadow of the Colossus serão lançados numa coleção especial para PS3 em 2011.








História: O game começa mostrando Wander, nosso protagonista, adentrando as "Forbidden Lands" (Terras Proibidas, duh), atravessando uma ponte colossal (piada não-proposital) e chegando até um enorme templo, onde é dito que uma entidade é capaz de trazer aqueles que morreram de volta à vida. Ele carrega consigo um corpo enrolado num manto, que logo descobrimos que é o corpo de uma jovem, chamada Mono. Ao colocar a garota deitada sobre o altar, várias sombras com forma humana aparecem e tentam atacá-lo, mas ele bane todos usando a Espada Mágica. Uma voz vinda do topo do templo se diz surpresa por Wander possuir a espada. O jovem pergunta se ele é a entidade conhecida como Dormin, e pede que ele traga Mono de volta, pois foi morta por possuir um destino amaldiçoado. Dormin diz ser possível, mas apenas se Wander conseguir derrotar todos os dezesseis Colossos que vivem nas terras ao redor do templo. É aí que a aventura começa.

Jogabilidade: Controlando Wander, sua missão é derrotar todos os 16 Colossos, cada um em uma área diferente das Forbidden Lands. Cada um vai exigir do jogador habilidades que ele vai adquirindo no decorrer do jogo. Wander pode pular, pegar objetos no chão (como alimentos: frutas ou rabos de lagarto - sim, delícia!), se abaixar, se segurar em algum lugar/ser, montar em seu fiel pangaré Agro e escolher que arma utilizar: Arco e flecha ou a Espada. O Arco ajuda a acertar as frutas que estão nas árvores ou animais que estão distantes, enquanto a Espada indica onde o Colosso se encontra ou seu ponto fraco - através de um feixe de luz - e é a única arma capaz de ferir os gigantes. Agro, o cavalo negro, serve de transporte rápido de um ponto a outro do mapa e ajuda durante as batalhas contra os Colossos.

As lutas do game são espetaculares. Cada gigante age de maneira própria, às vezes calmos, às vezes agressivos. Podem possuir forma humaníode, de animais (leão, pássaro, etc), e cada batalha necessita de uma estratégia diferente. Muitas vezes o ponto fraco está escondido, e só pode ser encontrado depois de acertar o corpo do Colosso em uma localidade. Luta-se em terra, à cavalo, dentro d'água e no ar (!), e sempre que o inimigo é derrotado, retorna-se para o Templo, para saber do próximo objetivo por Dormin.

Não existe qualquer outro inimigo em todo o jogo, apenas os Colossos.

Músicas: A trilha sonora do jogo, totalmente orquestrada, só é ouvida durante as cutscenes e nas batalhas contra os Colossos. Na maior parte do tempo, o game é silencioso, ouvindo-se apenas os sons das ações do protagonista, de Agro e das redondezas, tornando a atmosfera do jogo muito similar à ICO. "Shadow of the Colossus: Roar of the Earth", CD que contém as músicas do game, foi lançado no Japão (sempre lá) no dia 7 de Dezembro de 2005. Músicas que receberam o prêmio de "Trilha Sonora do Ano" da renomada revista de games EGM.

Extras: Shadow of the Colossus vendeu no Japão mais de 140.000 cópias na primeira semana de vendas, sendo que 80% do estoque do jogo acabou durante os dois primeiros dias, diferente de ICO, que foi bem recebido pelas críticas, mas vendeu poucas unidades. Grande parte do sucesso de vendas se deu pela campanha de marketing da Sony, que apresentou o jogo em revistas, televisão e internet, onde havia uma campanha viral rolando. Nela, pesquisadores diziam ter encontrado restos de cinco criaturas gigantescas em várias partes do mundo.

Recebeu prêmios de "Melhor Game Design", "Melhor Design de Personagens" e "Melhor jogo do Ano".

O game também tem um papel significativo no filme "Reine Sobre Mim" (Reign over Me no original), estrelado por Adam Sandler. Nele, o personagem vivido pelo ator tenta superar a morte da esposa e filha durante a tragédia do 11 de Setembro nos EUA. Ele então começa a jogar o game, percebendo várias similaridades entre ele e Wander: a queda das torres (a queda dos Colossos) e a morte da pessoa amada.

Além de tudo isso, foi revelado em 2009 de a Sony pretende trazer a história de Shadow of the Colossus para o cinema. Kevin Misher, produtor de "O Escorpião Rei" está negociando para tomar a produção. Até aí, tudo bem, fãs felizes, seu game preferido irá para as telonas! MAS o script está sendo escrito por Justin Marks, o GÊNIO por trás do roteiro de "Street Fighter: Legend of Chun-Li". Esperanças perdidas. #sadface

Pontos Finais
Nome do Game: Shadow of the Colossus
Desenvolvimento: Team ICO
Ano de Lançamento: 2005
Número de Jogadores: 1
Plataforma: PlayStation 2/PlayStation 3

Visual: 9,5
Personagens e cenários belíssimos, Colossos fantasticamente detalhados.
Audio: 10
Quase inexistente a maior parte do tempo, se mostra estonteante durante as cenas animadas e nas batalhas contra os Colossos. Impossível não se sentir imerso na ação.
Jogabilidade: 9
Inicialmente complicada, mas impecável. A movimentação dos personagens é digna de nota.
Inovação: 10
Enredo e batalhas únicos. Alguém consegue citar outro game que tenha APENAS 16 inimigos?
Resumindo: 100
Não jogou ainda? É um dos games que você DEVE jogar antes de morrer. Não se espante se acabar derramando uma lágrima (ou duas, três) ao final. Recomende até para o seu pior inimigo. Vai te fazer esperar ansiosamente pela sequência, vindo no ano que vem. #esperando

Um comentário: