sábado, 21 de maio de 2011

Game Review #4: Heavy Rain

Quão longe você iria para salvar alguém que ama?



História: Em Heavy Rain, acompanhamos a tragetória de quatro personagens diferentes. O primeiro, Ethan Mars, um arquiteto de recente sucesso, que vivia sem preocupações com "a família perfeita", tendo esposa e dois filhos. Porém, devido a um acidente, o filho mais velho do casal (Jason) morre, despedaçando a estabilidade e união da família. Após esse incidente, Ethan entra em coma e acorda meses depois, recebendo ajuda psiquiátrica para tentar superar a morte do filho.

Mais tarde, Shaun, o filho mais novo de Ethan é raptado, levando o pai a procurá-lo e a descobrir que o desaparecimento de seu filho está ligado ao famoso Origami Killer.

Madison Paige é uma jornalista que vive sozinha e sofre de insônia crônica. Frequentemente passa a noite em hotéis, pois são o único lugar em que ela consegue finalmente descansar. Ela acaba por acidentalmente se envolver no caso do Origami Killer e a iniciar sua própria investigação acerca dos assassinatos.

Scott Shelby é um policial aposentado que agora trabalha como investigador privado, contratado pelas famílias às quais os filhos foram assassinados, para descobrir a identidade do Origami Killer.

Por fim, Norman Jayden, agente do FBI enviado para ajudar a polícia local na investigação sobre o Origami Killer. Jayden possui óculos e luva de "realidade aumentada", chamados de ARI, que o permitem investigar as cenas dos crimes e analizar as evidências com muito mais rapidez e precisão do que com métodos tradicionais. Ele também sofre com a dependência da droga triptocaína.

Jogabilidade: Como sendo o segundo jogo da desenvolvedora QuanticDream (também responsável pelo game Fahrenheit - Game Review #3), Heavy Rain segue a mesma idéia de seu antecessor: os botões principais do controle são utilizados apenas durante os Quick Time Event (em que botões aleatórios devem ser apertados ou a alavanca direita deve ser movida de forma a representar o que é pedido durante o jogo God of War, anyone?). Movimente seu personagem pelo analógico esquerdo e faça-o caminhar segurando R2. O botão L2 tem grande importância, pois permite que o jogador "leia os pensamentos" de seu personagem, mostrando a ele o que fazer ou o que NÃO fazer depois.

WARNING: Este vídeo contém SPOILERS! Se não gosta de ter seus sonhos esmigalhados e descobrir sem querer que o Snape mata o Dumbledore (Harry Potter), NÃO ASSISTA!



Músicas: Ah, as músicas de Heavy Rain... São o tipo de melodia que leva o jogador a ficar cada vez mais imerso nas situações vividas pelos personagens. Toda a OST foi composta por Normand Corbeil, contendo 16 temas do jogo.

Extras: Heavy Rain oferece aos jogadores a opção de baixar, através da PSN, um episódio totalmente novo, "The Taxidermist", que ocorre antes dos fatos narrados no game.

O jogo possui suporte para o PlayStation Move. pffff!

Heavy Rain vendeu mais de dois milhões de cópias através do globo, recebendo vários prêmios, como:

- "Inovação Técnica", "Música Original" e "História" pela 7ª Academia Britânica de Video Games;

- "Jogo de Aventura do Ano" e "Jogo de PS3 do Ano" pela GameSpy;

- "Jogo de PS3 do Ano" pela IGN.

Pontos Finais

Nome do Game: Heavy Rain
Desenvolvimento: QuanticDream
Ano de Lançamento: 2010
Número de Jogadores: 1
Plataforma: PS3

Visual: 9,0
Inpecável e maravilhoso a maior parte do tempo, mas comete erros em alguns momentos, deixando o jogador com cara de bobo.

Áudio: 10,0
Simplesmente feita para o título. Se ainda não ouviu, faça um favor a você mesmo e ouça.

Jogabilidade: 9,0
E mais pessoas sem coordenação motora são pegas desprevenidas! Acostume-se com ela e será eternamente o rei do jogo. não que seja tão difícil assim, mas depois que eu vi o coreano se casar com sua almofada, tudo é possível

Inovação: 9,0
A idéia da movimentação já havia sido utilizada em Fahrenheit, mas dessa vez com maestria.

Resumindo: 10,0
Filme interativo. Personagens carismáticos e história tão emocionante que te prenderá até o último segundo de jogatina. Com seus 27 finais diferentes (isso mesmo, VINTE E SETE), fica a pergunta: O que você faria? Como agiria? Será que você também seria capaz de descobrir que é, na verdade, o Origami Killer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário